A Microsoft quer reconquistar a presença nas salas de aula que perdeu para os Google Chromebook – sobretudo nos EUA – e anunciou duas novas adições à linha SE, que aliam preço e tentam minimizar as distrações.
As especificações do Surface Laptop SE não impressionam, sendo provavelmente as mais modestas que se podem encontrar num aparelho lançado em 2021. No entanto, o maior fator de distinção é mesmo o preço reduzido, a partir de 249 dólares, cerca de 215 euros ao câmbio atual, o mais baixo de qualquer aparelho do género da Microsoft. Em termos de processador, a escolha é entre o Intel Celeron N4020 dual core ou o N4120 quad-core, há 4 ou 8 GB de RAM DDR4 e 64 ou 128 GB de armazenamento eMMC flash. O ecrã TFT tem 11,6 polegadas e apresenta uma resolução de 1366×768 píxeis. Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0 LE, jack 3,5 mm, uma porta USB-C e outra USB-A são as ligações disponíveis, noticia o Tom’s Hardware. A autonomia anunciada de 16 horas é outro ponto a favor deste aparelho. O portátil só vai ser vendido, para já, nos EUA.
Já nos sistemas operativos, a empresa de Redmond traz o Windows 11 SE, focado na cloud, com uma interface simples e ferramentas de gestão para o segmento educativo. Esta versão não tem Windows Store e, para instalar qualquer programa x86 ou Win32 o utilizador tem de pedir ajuda aos administradores de TI da organização, que assim conseguem maior controlo sobre o parque informático.
Mesmo para os administradores, há limitações no que se pode instalar: apps de filtragem de conteúdos, soluções para se fazerem testes de conhecimento, apps de acessibilidade, programas que facilitam a comunicação em aula, navegadores e ferramentas de diagnóstico e monitorização simples. A solução para quem queira mais, passa por utilizar as versões web dos programas.
O Windows 11 SE surge com armazenamento na cloud de até 1 TB e destina-se a ser usado em hardware de baixo desempenho, configurando-se uma solução para quem pretende um auxiliar para os estudos.