A Asus tem vindo a anunciar vários produtos da linha ProArt. Uma aposta que foi agora reforçada com um lançamento combinado de vários produtos criados para profissionais criativos. Incluindo, até, uma motherboard. A ProArt X570-Creator WiFi para processadores AMD topo de gama. Segundo a Asus, esta placa tem um circuito de alimentação capaz de responder rapidamente a qualquer requisito energético do processador, componentes eletrónicos de alta qualidade, sistema de dissipação passivo (silencioso) e grande conectividade, incluindo Wi-Fi 6E, portas de 10 Gbps e três portas M.2 PCIe 4. Estas placas são testadas em condições extremas para garantir que podem funcionar durante dias consecutivos de modo estável.
Nos PCs, há uma nova base para estações de trabalho desktop. O PD5 pode ser equipado com diferentes configurações e oferece acesso facilitado ao interior, possibilidade de mudar as unidades de armazenamento sem necessidade de ferramentas e acesso direto às ranhuras M.2.
Do amador ao profissional
A variedade de produtos lançados é de tal ordem que seria difícil mencioná-los a todos. Inclui monitores (desktop e portáteis), um projetor, um rato… Mas as maiores estrelas são os portáteis. Vários. É nesta linha que mais se nota o objetivo de chegar a um público muito variado. Isto porque os portáteis criados para utilizadores criativos começam na série VivoBook, máquinas de preço mais acessível. Ainda assim, as máquinas da nova série VivoBook Pro e Pro X podem ser equipados com processadores gráficos GeForce da série RTX. A Asus considera que estes portáteis vão convencer utilizadores que habitualmente produzem conteúdos para as redes sociais. O touchpad inclui um Asus Dial virtual (Dial Pad) para facilitar o controlo de ferramentas.
Para criadores avançados, a Asus propõe os ZenBook Pro e Pro Duo (versão com o segundo ecrã tátil). Finalmente, para os criadores mais profissionais, a Asus tem novas máquinas ProArt Studiobook. É importante referir que os utilizadores vão poder optar por sistemas AMD ou Intel, o que não é comum em máquinas da mesma série.
Todos estes portáteis incluem ecrãs OLED com grande capacidade de reprodução de cor e calibração de fábrica. E alguns modelos oferecem subscrição de três meses do Adobe Creative Cloud.
Finalmente, um acessório que deve dar que falar, o ProArt PA147CDV. Este monitor periférico permite adicionar a portáteis e desktops a funcionalidade do ScreenPad que já estava disponível no ZenBook Duo: um segundo ecrã tátil de 14” (1920×550 píxeis), que pode ser usado para, por exemplo, interagir com menus e ferramentas de programas de edição de vídeo ou criação 3D. Pesa 740 gramas, suporta estiletes e tem o Asus Dial, um comando rotativo para controlo analógico e direto de ferramentas.