A Valve anunciou que começa a aceitar a partir de hoje reservas para a consola portátil Steam Deck e que vai começar a entregar as primeiras unidades a partir de dezembro. A consola tem uma APU AMD com CPU quad-core Zen 2 de oito threads e oito unidades de computação gráfica AMD RDNA 2 e 16 GB de RAM LPDDR5. A capacidade de armazenamento pode ser expandida com um cartão microSD e há versões de 64 GB eMMC (399 dólares), 256 GB NVMe (529 dólares) ou 512 GB NVME SSD (649 dólares).
Além de dois thumbsticks, há dois trackpads como no Steam Controller que asseguram maior precisão, botões ABXY e um D-Pad. O ecrã tátil mede 7 polegadas e tem uma resolução de 1280×800. Como na Switch, há dois gatilhos de cada lado e quatro botões traseiros, além de microfones e giroscópio. O The Verge noticia que a bateria de 40 watts permite algumas horas de jogo, com a autonomia a chegar às oito horas no caso de jogos 2D mais leves. A Valve comunica que “podemos jogar Portal 2 durante quatro horas. Se limitarmos a 30 FPS, podemos jogar cinco a seis horas”.
A Steam Deck pode ser ligada diretamente à televisão e tem quatro portas: USB-C, HDMI, Ethernet e USB de dados, bem como ligação Bluetooth. Os utilizadores podem também comprar uma doca para facilitar a ligação à TV e a outros dispositivos.
Em termos de software, a Deck vai trazer uma nova versão do SteamOS otimizada para jogos em mobilidade e assentar em Proton para assegurar a compatibilidade com jogos para Windows. Com o sistema operativo a ser baseado em Linux, vai ser possível conectar rato, teclado e monitor e instalar jogos de outras lojas, sem ser o Steam.
Os utilizadores podem contar com uma emulação completa da app Steam para desktop na consola, com chats, notificações, gravações de progresso na cloud, acesso às bibliotecas, coleções e favoritos, de forma sincronizada.
Para manter os bots de revendedores distantes, a Valve aceita reservas de contas criadas antes de junho de 2021 e apenas uma reserva por conta de utilizador.
Veja aqui o vídeo de acesso exclusivo antecipado do IGN: