A Nvidia e a Valve estão a trabalhar para trazer a tecnologia DLSS, atualmente presente nas placas RTX e que permite melhorar o desempenho de FPS nos jogos, para os sistemas Linux, através da atualização da ferramenta Proton.
A Deep Learning Super Sampling, ou DLSS, permite aos jogadores obter mais desempenho sem sacrificar muito a qualidade de imagem. A solução executa o jogo em resoluções mais baixas do que as que são suportadas nativamente pelo ecrã (por exemplo, coloca o jogo a 1080p num ecrã de 4K) e depois fazendo o upscale da imagem para a resolução nativa, através de algoritmos, explica o The Verge.
A Nvidia não confirmou oficialmente quais os jogos ‘alimentados’ a Proton que irão receber esta atualização, mas o ProtonDB mostra que uma boa parte dos jogos DLSS já funcionam bem em Linux (cerca de 30 numa lista de 50). Alguns dos jogos desta lista já têm ports Linux nativos, mas parece que não irão receber o suporte para a tecnologia DLSS para já. Se esse for o caso, poderemos estar perante cenários em que correr a versão Windows destes títulos numa máquina através de um emulador pode resultar num desempenho melhor do que com a versão nativa de Linux.
A DLSS vai chegar à plataforma Vulkan este mês, mas ainda não há confirmação sobre quando é que chega à Proton.