A quinta geração do sistema de carros autónomos da Waymo, empresa detida pela dona da Google, consegue ter um desempenho melhor e mais preciso e é mais barata de produzir face às versões anteriores. Este sistema deve equipar os SUV elétricos Jaguar I-Pace que a Waymo já encomendou para o lançamento do serviço que está a prever para Phoenix, nos EUA, previsto para este ano.
O novo sistema inclui 29 câmaras na carroçaria que capturam vídeo de ângulos sobrepostos e capaz de identificar um sinal de STOP a 500 metros de distância. A Waymo procedeu a uma melhoria das características técnicas para assegurar que é feita a captura de imagem mesmo em condições atmosféricas adversas. No que toca a radares, a empresa alega ter usado as versões mais avançadas disponíveis na indústria e que redesenhou a arquitetura, os outputs e a capacidade de processamento de sinais para os adequar a uma realidade de condução autónoma. Não se conhecem os detalhes técnicos desta geração de radares face ao que se obtem nas gerações anteriores, explica o The Verge.
Por fim, o sistema de LIDAR também foi atualizado e o sensor é capaz de ver objetos ao perto e também a até 300 metros de distância. A rival Velodyne tem um modelo capaz de ver a até 200 metros, enquanto a Luminar alega ter um sensor capaz de o fazer a até 500 metros.
O desafio para a Waymo passa por conseguir ganhar tração para este sistema para compensar todo o investimento feito até agora. Recorde-se que a empresa anunciou ontem que conseguiu assegurar investimento de 2,25 mil milhões de dólares de entidades externas.