O Facebook anunciou três novos equipamentos: uma segunda geração dos ecrãs inteligentes, que inclui os Portal e Portal Mini, e um novo gadget, a câmara Portal TV, que transforma os televisores em dispositivos prontos para fazerem videochamadas.
A grande novidade acaba por ser a Portal TV, uma espécie de webcam que o utilizador pode ligar ao televisor para ter um sistema dedicado de videochamada através dos serviços Facebook Messenger e, agora também, WhatsApp.
![Portal TV](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/15219119Portal-TV.jpeg)
Já relativamente aos ecrãs inteligentes Portal Mini (8 polegadas) e Portal (10 polegadas), há diferenças ao nível do design, com os equipamentos a parecerem-se menos com tablets e a parecerem-se mais com molduras digitais. Ambos têm um sensor que permite adaptar automaticamente a luminosidade do ecrã e mantêm um sistema de som integrado para funcionarem como colunas.
Os ecrãs inteligentes dão ainda acesso a efeitos de realidade aumentada e à aplicação de conteúdos Amazon Prime Video. Já os três equipamentos Portal vêm com a assistente digital Alexa, que nos gadgets do Facebook só funciona em inglês.
![Facebook Portal](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/15219122Facebook-Portal.jpeg)
O Facebook diz ainda que fez ajustes no sistema de inteligência artificial dos equipamentos para que o utilizador possa mover-se pela divisão da casa, garantindo que a imagem ou o som não são prejudicados por isso. Se o utilizador estiver perto da câmara e depois afastar-se, o equipamento vai fazer um ajuste na amplitude da imagem para continuar a captar a pessoa.
Por motivos de segurança, os sistemas de inteligência artificial estão integrados diretamente nos equipamentos e não recorrem aos servidores do Facebook para fazer o trabalho “pesado” de processamento de informação.
Outras medidas de segurança incluem um botão que desativa automaticamente a captação de vídeo e som, assim como uma cobertura que serve para tapar a câmara caso o utilizador prefira ser mais cauteloso.
Os preços de referência dos novos Facebook Portal são de 129 dólares (116 euros) para o Portal Mini, 149 dólares (135 euros) para o Portal TV e 179 dólares (161 euros) para o Portal. De salientar que o valor dos ecrãs inteligentes é mais baixo do que as versões de primeira geração, apresentadas em outubro de 2018, que custavam entre 180 e 315 euros.
A gama de produtos Portal, até aqui vendida apenas nos EUA e Canadá, vão agora também chegar ao Reino Unido, França, Itália, Espanha, Austrália e Nova Zelândia. Os ecrãs Portal ficam disponíveis a partir de 15 de outubro e a câmara Portal TV chega a 5 de novembro.