A Canon apresentou a nova geração de câmaras com o sistema EOS R com o ojetivo de captar filmes e imagens como os utilizadores o pretendam. Para atingir este fim, a Canon criou um novo design para as lentes, exigidas para uma nova resolução e sistemas de montagem. A solução encontrada foi construir uma nova baioneta RF.
Esta câmara promete a focagem automática mais rápida do mercado, em apenas 0,05 segundos, e oferece a capacidade de focar em condições de baixa luz até-6 EV. O novo sistema foi construido de raiz e é o primeiro a incluir uma baioneta RF com ligação de 12 pinos, de 54 mm de diâmetro e 20 mm de distância ao sensor, o que permite uma maior flexibilidade no design das objetivas.
A câmara EOS R possui Touch and Drag AF, que possibilita uma seleção intuitiva entre 5655 posições disponíveis. O Electronic Viewfinder com 3,69 milhões de dots promete cobertura de cena a 100% e visualizar os planos com cores precisas, mesmo com pouca luz.
Por outro lado, este modelo pode ser considerado uma ferramenta de produção de filmes altamente qualificada: tem características completamente silenciosas para uma grande discrição e controlo total de áudio, visor de ângulo variável e foco manual. Quase todos os controlos são personalizáveis, garantindo uma experiência de utilização única e pessoal, explica o comunicado de imprensa.
Todas as objetivas RF apresentadas terão um Anel de Controle (Control Ring) personalizável, em que os utilizadores poderão ajustar a abertura, velocidade, ISO ou compensação de exposição, assegurando assim a ergonomia intuitiva para um disparo natural, sem ser preciso desviar o olhar do foco da foto.
A nova câmara será lançada com quatro lentes e três adaptadores: a RF 28-70mm f/2L USM, RF 50mm f/1.2L USM, RF 24-105mm f/4L IS USM e RF 35mm f/1.8 MACRO IS STM. Os três novos adaptadores de baioneta permitem que mais de 70 objetivas EF e EF-S possam ser usadas com o sistema EOS R, adicionando novas funcionalidades às objetivas existentes.
Ainda não há qualquer confirmação oficial de lançamentos e preços para o mercado nacional,