A Sony Alpha 7R III estreia um sensor CMOS que permite captar fotos com 42,4 megapíxeis e um estabilizador de imagem ótico de cinco eixos. Esta câmara permite trocar as lentes (série Alpha) e foi redesenhada para incluir algumas características para servir profissionais, como o focagem ultrarrápida, duas slots para cartões SD, aumento na autonomia da bateria, ligação USB SuperSpeed 3.1 e conector USB Tipo-C.
A Sony integrou um processador Bionz melhorado que permite processar uma imagem 1,8 vezes mais rápida do que a versão anterior. A marca escolheu ainda manter o joystick AF que tinha colocado na A9. Neste modelo agora apresentado, a Sony refere um alcance de ISO de 100-32000 que se pode expandir aos 50-102400.
Por outro lado, o comunicado da Sony realça a capacidade de gravação de vídeo 4K a 24 ou 30 frames por segundo, vídeo 1080p a 120 frames por segundo e ainda destaca que é capaz de captar vídeo em ambientes pouco ou mal iluminados.
Pelas características apresentadas, este parece ser um modelo capaz de rivalizar e ultrapassar os aparelhos equivalentes da Nikon e da Canon.
A Sony Alpha 7R III vai chegar ao mercado europeu em novembro e com um preço a rondar os 3500 euros.