
O telemóvel, que dá pelo nome de True-Kare, pretende facilitar a vida à população menos versada no uso das tecnologias ou que, eventualmente, já revela perda de audição ou visão.
Em comunicado, a Olisipo já fixou um objetivo comercial: chegar a 100 mil utilizadores até ao final de 2013. O telemóvel, totalmente desenhado pela empresa portuguesa, dispõe de funcionalidades de lembrete para a toma de medicamentos, recolhas e controlo de indicadores clínicos, e ainda de gestão das atividades quotidianas.
O terminal está ainda equipado para localizar o utilizador e, sempre que necessário, enviar alertas de emergência.
Através da Internet, é possível configurar o terminal, a fim de eliminar ou adaptar os menus aos hábitos e preferências de cada utilizador.
A Olisipo refere que o telemóvel pode ser usado para registar dados clínicos, quando conectado a equipamentos de medição arterial ou de glucose. A Olisipo desenvolveu ainda um relógio e um porta-chaves que podem ser usados a título adicional para funções de alerta.
O telemóvel já pode ser comprado no site dos telemóveis True Kare por um preço de 99 euros, a que é acrescido de uma tarifa mensal de 9,9 euros. A Olisipo refere ainda que está em vias de estabelecer um acordo com um operador móvel português com vista a alargar o circuito de comercialização.