
A futura consola portátil da Sony foi anunciada na E3, a maior feira de videojogos do mundo, que decorre em Los Angeles (EUA).
A PS Vita junta comandos físicos convencionais a um ecrã tátil OLED com diagonal de cinco polegadas (12,7 cm) e resolução de 960×544 píxeis (16:9). Mais inovador é o touchpad multitoque colocado na parte traseira da consola, que, de acordo com o comunicado da Sony, vai permitir ao utilizadores interagirem com o jogo de um modo tridimensional. O touchpad pode ser utilizado "para comandos como agarrar, tocar, traçar, empurrar e puxar".
A consola vai chegar ao mercado no final do ano, provavelmente antes do Natal, em duas versões, uma com Wi-Fi e 3G (€299), e outra apenas com Wi-Fi (€249). No entanto, estas informações são da Sony internacional, não existindo ainda confirmações de datas e preços para Portugal.
A nova consola utiliza um processador de quatro núcleos com a arquitetura ARM Cortex A9 e um processador gráfico SGX543MP4+. A PS Vita mede 182×18,6×83,5 mm, inclui duas câmaras (frontal e traseira), sensor de movimento de seis eixos (giroscópico de três eixos e acelerómetro de três eixos), compasso eletrónico, GPS (apenas no modelo 3G) e ranhura para cartões de memória.
Mais notícias sobre a Sony aqui
A Sony PS Vita vai ser um sucesso? O que acha das características da máquina?