“Muitos de vocês veem a NASA como uma agência espacial e uma agência de aviação. Somos também uma agência climática”, descreveu o administrador Bill Nelson ao anunciar a parceria com a Boeing que visa desenhar um tipo de aeronave mais eficiente e que emita menos gases poluentes. O executivo lembrou ainda que a NASA ajuda a monitorizar o clima na Terra a partir do espaço e que desenvolveu já tecnologias de redução de emissões de carbono.
“Quando voamos em qualquer tipo de aeronave, estamos rodeados por tecnologia NASA”, continuou a explicar, lembrando que a agência desenvolver o avião elétrico X-57 Maxwell e o Super Guppy.
O objetivo do Sustainable Flight Demonstrator é conseguir um desenho de aeronave que faça um consumo de combustível mais eficiente, além de gastar menos 30% do que é necessário atualmente. Além de mudanças no motor, as equipas estão a olhar também para o design das asas e do corpo central da aeronave, tentando perceber o impacto de qualquer alteração neste capítulo, explica a Wired.
O desafio passa por criar a estrutura necessária para a asa, sem que se adicione demasiado peso. As duas organizações querem ter o protótipo pronto a voar em 2028 e arrancar com voos comerciais em 2030.