A Agência Espacial Europeia (ESA no acrónimo em inglês), em conjunto com o ArianeGroup e a Arianespace, já selecionou os projetos que vão integrar a primeira missão do veículo de lançamento Ariane 6 e há uma iniciativa portuguesa a bordo. O ISTsat-1 é o primeiro CubeSat desenvolvido por investigadores portugueses e vai ser lançado para o Espaço a partir da base europeia na Guiana Francesa.
O projeto do ISTsat-1 foi desenvolvido por estudantes do Instituto Superior Técnico ao abrigo do programa Fly Your Satellite da ESA e conta com o apoio do IST, do Instituto de Telecomunicações, do INESC-id e do IDMEC, sendo liderado pelo professor Rui Rocha. A principal missão deste satélite vai ser demonstrar a viabilidade de se fazer a monitorização de aeronaves a partir do espaço, esperando os investigadores ser capazes de caracterizar o ‘cone do silêncio’ das aeronaves e a performance dos voos.
O professor Rui Rocha explica no podcast 110 Histórias, 110 Objetos que este “satélite é um cubo de 10 centímetros – a medida padronizada internacionalmente para este tipo de aparelhos, os 1U – onde se integram ‘muitas coisas’, uma sensação que é ampliada pelo potencial da nanotecnologia na eletrónica”.
O projeto português já passou por testes ambientais nas instalações da ESA e vai continuar a ser sujeito a provações para se verificar se suporta as condições extremas do lançamento e do Espaço. Se passar com sucesso, será colocado no porão de carga do Ariane 6 e lançado para fora da Terra. As missões deste veículo dividem-se entre Ariane 62 e Ariane 64, com dois ou quatro foguetões de lançamento e o primeiro voo está previsto para o segundo trimestre deste ano.