A SpaceX lançou na madrugada desta quinta-feira (9) o seu foguete SpaceX Falcon 9 com o satélite de raio-X Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE) da NASA. O lançamento aconteceu às 00h02 de Portugal continental, no Complexo de Lançamento 39A (Pad 39A) no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos da América.
O IXPE foi anunciado em 2017 e é o primeiro satélite capaz de medir a polarização dos raios X que vêm dos buracos negros e das estrelas de neutrões. Tem um tamanho semelhante ao de um frigorífico e é composto por três telescópios que podem rastrear e medir a direção, o tempo de chegada, a energia e a polarização da luz. Quando os dados dos telescópios forem combinados, a NASA pode formar imagens que podem dar mais informações sobre como os objetos celestes que emitem raios-X funcionam.
Com este lançamento, os investigadores esperam ficar a saber mais sobre a estrutura da Nebulosa do Caranguejo, um remanescente de supernova com uma estrela de neutrões a girar rapidamente no centro, e entender porque é que os buracos negros giram e como engolem materiais cósmicos. Martin Weisskopf, investigador que lidera a missão, disse em comunicado à publicação Engadget que “o IXPE ajudará a testar e a melhorar as teorias atuais de como o universo funciona” e pode levar a “descobrir teorias mais interessantes”. Nesta missão foi utilizado um foguete Falcon 9 de uma missão anterior. De acordo com o previsto, o primeiro estágio do foguete irá pousar no drone da empresa Just Read the Instructions depois de transportar o IXPE para o espaço