Equipas de cientistas da Nvidia e da Universidade de Harvard criaram um sistema de deep learning que permite baixar os custos e o tempo necessário para conduzir experiências e análises de genoma com recurso a sistemas de Inteligência Artificial. A utilização de GPUs Tensor Core da Nvidia permite que o kit AtacWorks agora desenvolvido consiga fazer inferências em genoma completo em apenas 30 minutos, num processo que hoje leva dois dias.
Os investigadores sugerem que este kit seja aplicado em ATAC-seq, um método já conhecido para encontrar áreas abertas no genoma de células saudáveis e doentes. Esta é a parte do genoma do indivíduo que pode dar aos cientistas pistas sobre a existência de Alzheimer, doenças coronárias ou cancro. Este método geralmente precisa de analisar dezenas de milhares de células para produzir resultados, mas a nova abordagem promete resultados semelhantes apenas com a análise de dezenas de células. O AtacWorks foi também aplicado em conjuntos de células estaminais que produzem glóbulos brancos e vermelhos e identificou com sucesso partes do ADN associadas a cada um destes, noticia o Engadget.
Ao tornar estas análises mais rápidas e baratas, a equipa pretende ajudar a identificar mutações específicas ou biomarcadores que possam ser associados a doenças. Outra aplicação possível é a descoberta de drogas que possam combater as doenças, ao permitir aos investigadores perceber melhor como as doenças funcionam.