A agência espacial norte-americana mostrou um vídeo da sonda OSIRIS-REx a aproximar-se da superfície do asteroide Bennu, a agitar as rochas e poeiras, e a proceder à captura de amostras. Os investigadores pretendem ter 60 gramas de material para estudar na Terra, mas só irão saber no fim de semana se conseguiram a quantidade desejada. “Pela análise das imagens que vimos, parece que a recolha de amostras correu mesmo muito bem, tão bem quanto imaginávamos”, disse Dante Lauretta, investigador principal desta missão.
No vídeo divulgado pela NASA, e que está nesta página também, podemos ver o braço robótico a aproximar-se, a soltar um sopro de gás nitrogénio para agitar a superfície, fazendo as rochas e detritos rodopiar no ar. O contacto com a superfície durou seis segundos e o tempo de recolha ficou-se pelos cinco segundos, explica a publicação The Verge.
No sábado, a equipa planeia agitar a sonda para perceber qual a quantidade de material recolhido. Caso tenha tido sucesso e apanhado 60 gramas de amostras, os coordenadores da missão vão começar a preparar o regresso, no próximo ano, para trazer o conteúdo para análises na Terra.