A Nokia venceu o concurso de 14,1 milhões de dólares da NASA para construir uma rede celular na Lua. Este concurso faz parte de uma iniciativa maior, com 370 milhões de dólares, destinada a investigação avançada e desenvolvimento da exploração espacial chamada Tipping Point.
Ao abrigo deste concurso, a Nokia vai construir uma rede 4G/LTE que poderá vir a migrar para uma solução 5G e que sirva para suportar as comunicações lunares a distâncias maiores, velocidades superiores e que seja mais fiável do que a versão atual, explica o Mashable. A revelação do resultado formal do concurso foi feita pela Bell Labs, a divisão de inovação da Nokia, que detalhou no Twitter os planos como o suporte à operação wireless de sondas e aparelhos de navegação, streaming de vídeo e os desafios que a rede terá de ultrapassar: suportar temperaturas extremas, radiação e condições atmosféricas hostis.
A NASA pretende que essa rede se estenda também às naves e que ajude a desenvolver a tecnologia para a Lua. Embora não se tenham avançado com datas para este projeto, a rede deve servir para suportar a base lunar que se prevê estar construída em 2028.