Apesar de os sintomas da Covid-19 já serem do conhecimento de quase todos, até agora não tinha sido possível ver de uma forma imediata os impactos da doença nos pulmões dos infetados. O Hospital Universitário George Washington e a Surgical Theater uniram esforços para criar uma visita em Realidade Virtual que mostra precisamente esses danos. A empresa é especializada em usar dados reais para criar imagens 3D para uso clínico. O Dr. Keith Mortman já tinha recorrido a este tipo de imagens no passado e viu agora a oportunidade de mostrar ao mundo o efeito do coronavíus a todos.
Nesta representação, os pulmões aparecem com um tom azul translúcido e as áreas infetadas a amarelo. Além da zona dos pulmões, é possível ver outra zonas de inflamação que tiram capacidade respiratória ao paciente e que depois obrigam à utilização de ventiladores para assistência, explica o VentureBeat.
Mesmo nos pacientes que acabam por recuperar, a doença deixa marcas que podem não passar ao longo do tempo e que irão “afetar a capacidade de respirar a longo prazo”, afirma o Dr. Mortman.
A criação desta representação tem também como objetivo alertar as comunidades e obrigar todos a seguir as medidas de prevenção, nomeadamente a quarentena isolada em casa e a lavagem frequente das mãos.