Afonso Teodoro, doutorado pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), ganhou a 29ª edição do Prémio Científico IBM, com um estudo que tem por objetivo melhorar a extração de dados de fotos desfocadas, com ruído ou baixa resolução. Além do prémio principal, o júri do Prémio Científico IBM vai distinguir com uma menção honrosa Manuel Carneiro, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-C), que desenvolveu um novo sistema de Eletroencefalografia (EEG). A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer na terça-feira, no IST.
«O trabalho de investigação da autoria de Afonso Teodoro tem como objetivo melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias. Fundamentalmente, tenta estimar, a partir de uma imagem que está desfocada, com ruído, ou de baixa resolução, como seria uma versão limpa e mais rica da mesma. Atualmente, com a quantidade de aplicações que têm por base imagens, desde deteção automática de objetos ou pessoas, videovigilância, diagnóstico automático de exames médicos, entre outras, é crucial garantir que estas têm a melhor qualidade possível, caso contrário podem comprometer tudo o que é feito posteriormente», explica um comunicado do Técnico que dá conta da entrega do prémio a Afonso Teodoro.
O Prémio Científico IBM é possivelmente o mais antigo prémio destinado à comunidade académica que tem lugar em Portugal. «O júri é constituído por um grupo de cientistas e académicos, de diferentes domínios e com grande prestígio internacional, que distingue o trabalho mais original e com maior potencial para impactar a investigação científica aplicada ao mundo real e contribuir para projetar o futuro da ciência e da inovação em Portugal», recorda o Técnico em comunicado.