Os 600 habitantes da ilha de Ta’u, na Samoa Americana, recorriam geradores a diesel e assistiram, no último ano, à instalação de uma grelha de painéis solares e baterias da Tesla e da SolarCity. O objetivo deste projeto é demonstrar as potencialidades e os benefícios da captação de energia solar.
A instalação de 5328 painéis solares da SolarCity e da Tesla e de 60 Powerpacks da Tesla é suficiente para quase 100% das necessidades energéticas dos habitantes daquela ilha. O projeto conta com fundos governamentais dos EUA e da Samoa Americana. Com a instalação desta solução limpa, a ilha deixa de precisar de milhares de barris de combustível por ano e cortam-se também as emissões poluentes associadas ao transporte destes barris para o local, explica o The Verge.
A solução encontrada pela Tesla e pela SolarCity garante o fornecimento energético durante três dias, mesmo que não haja luz solar e as baterias podem ser completamente carregadas em apenas sete horas.
A compra da SolarCity pode ser um passo lógico no plano de Musk, mas não deixa de representar um risco, na medida em que a empresa gasta cerca de seis dólares por cada dólar que fatura.
Veja um vídeo que demonstra o projeto.