«Por favor leva-me para o trabalho» ou «que tipo de tecnologia usas?» são alguns exemplos de pedidos que podem ser feitos oralmente ao Olli. As respostas, segundo a IBM, também serão dadas em linguagem natural. Em inglês porque, pelo que sabemos, o Oil ainda não fala português.
Mas, mesmo que planeie ir de férias à capital norte-americana, dificilmente poderá apanhar boleia deste minibus porque o Olli ainda só está a circular em modo de testes. Ainda assim, o comunicado da IBM garante que já há interessados em usar este autocarro. Tanto a interação com os passageiros – há espaço para transportar até 12 –, como as decisões do piloto automático são controladas pelo sistema Watson, a tecnologia de supercomputação da IBM.
O Olli é uma criação da Local Motors, uma empresa que ficou conhecida por produzir os primeiros carros impressos a 3D. Depois de Washington, o Olli vai circular em Miami-Dade County e Las Vegas.
O objetivo é desenvolver uma plataforma de transportes públicos autónomos para as cidades. No futuro, o Olli deverá ser capaz de escolher rotas de modo inteligente para otimizar o transporte dos passageiros, que vão requisitar o serviço através de uma app ao estilo Uber.