O SAR-401 é o primeiro robô espacial humanoide. O cosmobot já foi apresentado publicamente, mas ainda não foi anunciada a data da viagem do SAR-401 para a ISS. A empresa que o preparou, a Android Technics, explica que o trabalho não está concluído e que «é impossível avaliar todo o programa. [Uma vez terminado], o seu trabalho vai ser substituir o equipamento, verificar e assegurar a manutenção [da Estação]. Um robô não pode nunca substituir completamente o Homem. Estamos a falar de interação e não de substituição», cita o Daily Tech.
A Estação Espacial Internacional deve manter as suas atividades até 2028 e começou a ser construída em 2000. Ao longo destes quase 30 anos, são necessárias várias operações de reparação e de manutenção. Várias vezes, os astronautas têm mesmo de realizar “passeios espaciais”, fora da Estação, e enfrentar os diversos perigos associados a estas reparações.
A NASA também está a desenvolver um cosmobot, o Robonaut 2. Este robô é um humanoide que vai agora receber uma nova bateria, um par de pernas e que está a ser desenvolvido pela General Motors.
Os investigadores russos já fizeram saber que o desenvolvimento do SAR-401 é substancialmente mais barato do que o americano Robonaut 2. Por outro lado, o protótipo russo consegue trabalhar no vácuo espacial e vai estar preparado para realizar 90% dos trabalhos de manutenção necessários.
Atualmente, a maior parte das reparações é assegurada pelo Canadarm2, um braço robótico controlado remotamente.
Veja um vídeo das potencialidades do SAR-401.