O projecto SafeSpeed resulta de uma parceria entre a Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que tem por objectivo a reformulação de limites máximos de velocidade e mesmo a alteração de estradas e infra-estruturas viárias dentro de cidades, aldeias e zonas rurais.
Além da recolha de dados "no terreno", o projecto visa ainda o desenvolvimento de um modelo macro que permita apurar as causas dos acidentes rodoviários, tendo por ponto de partida as variáveis (com destaque para a velocidade) e os dados fornecidos pelas autoridades rodoviárias nacionais, refere um comunicado da FCTUC.
Após a conclusão do modelo macro, o SafeSpeed deverá evoluir para a criação de um segundo modelo que permite fazer estimativas quanto à sinistralidade de vários locais seleccionados. Este segundo modelo, que vai contar com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), pretende cruzar os factores humanos, a tipologia do tráfego e de estradas e cruzamentos com a velocidade a que circulam automóveis nesses locais. Este modelo deverá permitir estimar qual a velocidade mais segura para cada local.
Numa última fase, o SafeSpeed deverá evoluir para um terceiro modelo que permite apurar, através de cálculos computacionais, a velocidade mais adequada e segura para qualquer itinerário do País.
O âmbito do SafeSpeed não deverá ficar restrito à fixação de novos limites máximos de velocidade – também está contemplada a apresentação de propostas para a alteração de rodovias, com introdução de lombas, rotundas, semáforos, entre outras alternativas.