A Blue Origin é a empresa escolhida para desenvolver o terceiro sistema de alunagem e de deslocação à superfície da Lua pelos astronautas da missão Artemis da NASA. A missão tem lançamento previsto para setembro de 2029 e conta com a participação de diversas entidades, como a Boeing, Lockheed Martin e Draper.
Segundo a Blue Origin, o valor de apoio da NASA para este sistema será de 3,4 mil milhões de dólares, com a empresa do multimilionário Jeff Bezos a antecipar investir adicionalmente outros vários milhares de milhões de dólares.
Os quatro astronautas devem ser transportados até uma estação espacial lunar a bordo de uma cápsula Orion e daí, dois vão usar uma sonda Blue Origin para fazer a descida até ao satélite natural. Durante uma semana, estes dois astronautas vão explorar a superfície do astro, realizando experiências científicas, enquanto os outros dois vão expandir e tomar conta da estação espacial, noticia o Engadget.
As duas missões anteriores, Artemis III e Artemis IV, vão ser feitas com a Starship da SpaceX. A Blue Origin surgiu com uma proposta a concurso em dezembro, depois de a NASA ter feito saber que pretendia aceitar propostas para serem alternativas viáveis aos veículos da SpaceX.