A empresa de tecnologia de segurança pública norte-americana AXON apresenta, entre os dias 16 e 18 de novembro, as mais recentes soluções tecnológicas para as forças de segurança no Salão Internacional da Proteção, Segurança e Defesa (SEGUREX), que ocorre na FIL-Parques das Nações, em Lisboa.
As bodycams são pequenas câmaras de vídeo incorporadas nos uniformes dos agentes e serão apresentadas através de demonstrações destas e de dispositivos TASER ao vivo com live streaming. O diretor-geral da AXON em Portugal afirmou, em comunicado, ser “uma oportunidade para todos ficarem a compreender o funcionamento destes dispositivos e esclarecer as dúvidas que têm sido suscitadas sobre esta matéria”, numa altura em que se encontra em debate no Parlamento a legislação sobre a utilização de dispositivos de videovigilância.
A 17 de novembro, e no seguimento da participação na SEGUREX, a empresa organiza o seminário “Inovação Tecnológica e Segurança Pública: Mais Eficiência, Transparência e Proteção”, onde serão abordadas questões relativas ao funcionamento das bodycams, às garantias de segurança da sua utilização, à sua forma de armazenamento dos dados ou a experiências da sua utilização noutras cidades europeias. Aqui estarão presentes figuras como José Luis Morcillo Pérez da Polícia de Madrid, Enrico Marello da Polícia de Veneza, Francisco Teixeira da Microsoft Portugal e Nuno Amorim da AXON Portugal. Todos os interessados estão convidados a visitar o stand e a participar nas demonstrações com bodycams ao vivo, realizando a acreditação obrigatória aqui.