Os microcarros são muitas vezes apresentados como uma das soluções para evitar os problemas de trânsito e de falta de espaço típicos das metrópoles. O Minimó, que a Seat revelou em Barcelona está, claramente, integrado nesse tipo de solução. Com a vantagem de ser totalmente elétrico, o que significa que é emissões zero e quase totalmente silencioso.
Este conceito com capacidade para duas pessoas foi criado para redes de carsharing, apresentando-se como alternativa mais confortável e segura às scooters elétricas que têm chegado a muitas cidades. Como acontece com muitas scooters, a bateria do Minimó é amovível e substituível. De acordo com a Seat, a bateria pode ser trocada em alguns minutos, o que «reduz os custos operativos de carsharing em 50%».
O veículo mede 2,5 m de comprimento e apenas 1,2 m de largura, o que permite estacionar em alguns lugares reservados para motos. A bateria tem capacidade para mais de 100 km de autonomia.
A tecnologia é uma das apostas da Seat que, nas palavras de Luca de Meo, presidente da marca espanhola, pretende «liderar a estratégia de micromobilidade do grupo Volkswagen, desenvolvendo ideias e produtos pensados para trajetos curtos». O Minimó inclui conectividade 5G e sistema de infoentretenimento baseado no Android Auto para que os ocupantes do veículo possam facilmente usar as suas apps preferidas. Apps que são executadas no smartphone, mas controladas a partir do ecrã do veículo.
O Minimó será capaz de identificar se o condutor tem mais de 16 ou 18 anos de modo a adequar a velocidade máxima de acordo com a lei (até 45 km/h para condutores com mais de 16 anos e menos de 18 anos e 90 km/h para condutores com 18 ou mais anos).
A Seat, que já tinha lançado uma trotinete elétrica, acredita que a micromobilidade tem um grande potencial porque «as deslocações inferiores a 10 km representam hoje 60% do total» das viagens.
A marca espanhola do grupo Volkswagen não revelou qualquer informação sobre a possível chegada ao mercado do Minimó.
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