A Netflix estreou em 2022 uma modalidade que tem uma mensalidade mais baixa e, em troca, os utilizadores aceitam ver anúncios publicitários durante as transmissões. Nesta fase, estes planos estão disponíveis apenas em mercados selecionados, mas a base de utilizadores está em franco crescimento: 40 milhões em maio de 2024, 70 milhões em novembro e agora nos 94 milhões de utilizadores.
O sucesso destas modalidades explica que a Netflix esteja interessada em explorar mais hipóteses. Até 2026, o mercado deve assistir à introdução de anúncios durante as pausas (que já foram testados no ano passado) ou mesmo anúncios interativos que aparecem durante a transmissão de conteúdos, explica o The Verge.
A Netflix tem uma plataforma interna onde coloca estes novos formatos e revela que pretende trazê-la para os 12 mercados onde já é possível fazer subscrições de modalidades com anúncios. Amy Reinhard, a presidente da Netflix para este domínio, conta que “as fundações para o negócio dos anúncios está aí. Daqui para a frente, o ritmo do progresso será ainda mais rápido”.