A Boston Dynamics, já nos habitou aos seus robôs com demonstrações impressionantes, que vão desde da dança ao parkour, lança uma nova versão do seu robô Spot. A mais recente atualização, denominada de Spot Release 3.0, permite que o modelo quadrúpede da empresa de robótica faça inspeções e recolha dados sem que seja necessário intervenção humana, noticia a The Next Web. Por outras palavras, automatiza tarefas perigosas deixando o local de trabalho mais seguro para os humanos.
Segundo um anúncio feito pela empresa, esta atualização oferece “autonomia flexível e possibilidade de captação de dados repetível, tornando o Spot na solução de recolha de dados ideal para tornar as vistorias mais seguras e eficientes”.
A empresa tem vindo a desenvolver novas soluções de robôs com diferentes potencialidades e versatilidade. Esta solução completamente autónoma apresenta-se como uma proposta ideal para ambientes de perigo para trabalhadores, em ambientes como minas, instalações industriais e locais de construção.
O robô é equipado com um Autowalk, um sistema que permite que um operador conduza o robô remotamente. O robô irá memorizar e, posteriormente, repetir o caminho, adaptando-se aos obstáculos e diferentes terrenos e inclinações, sem grande necessidade de orientação humana. Com a nova atualização, os operadores podem adicionar ações como captura de imagens ou leitura de indicadores. Também foi aprimorada a compatibilidade com serviços da cloud da Microsoft, Amazon e IBM, de forma a permitir que se aposte em força nesta alternativa em detrimento do registo manual de dados.
Podemos comprarar a solução a outras já existentes, como sejam os drones industriais, capazes de realizar várias tarefas de inspeção. Contudo, estes drones estão limitados pela autonomia, sendo que não podem ser equipados com baterias muito pesadas.
A Boston Dynamics, recorde-se, foi comprada pelo Hyundai Motor Group por 1,1 mil milhões de dólares. O modelo Spot está à venda por cerca de 74500 dólares.