A principal novidade da quinta edição do FCT NOVA Challenge é a abertura às Escolas Profissionais. Além destas, os estudantes do 12º ano dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas podem participar para solucionar problemas científicos. Na competição, equipas de três a cinco alunos, orientados por até dois professores devem conceber ou até construir um projeto que seja uma resolução prática de um problema concreto de ciências ou engenharia.
A organização pretende promover o conhecimento científico entre os jovens portugueses e criar novo talento nas áreas da Ciência, Tecnologia e Engenharia, onde a instituição atua.
O comunicado de imprensa explica que «idealmente, as experiências empregues pelos alunos no FCT NOVA Challenge devem contribuir para o avanço da ciência (…) recordamos que a FCT NOVA é reconhecida pela produção científica, sendo a faculdade portuguesa com a maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas European Research Council».
Os trabalhos selecionados serão mostrados publicamente a 5 de julho e os vencedores irão receber uma viagem ao Centro da NASA em Washington DC, com as despesas de deslocação e alojamento incluídas. No ano passado, venceu uma equipa da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira.
Todas as informações sobre o Challenge 2020 podem ser encontradas no site da FCT criado para o efeito.