As contas estão feitas e a perspetiva não é animadora. Num cenário em que a temperatura aumente 1,5 graus centígrados até meados deste século, em Portugal, o custo orçamental para a economia nacional poderá ser o equivalente a 2,1% do PIB já em 2024. As simulações são da Comissão Europeia e os alertas são de todos os especialistas: “os modelos demonstram que vamos ter perdas de níveis de precipitação, e os cenários estão sempre a piorar”, resume Helena Freitas, professora na área da Biodiversidade e Ecologia da Universidade de Coimbra
Há algumas soluções que podem ajudar a mitigar o problema, mas tem de se atuar rapidamente e sem medos, tanto do lado da oferta como da procura. É preciso restaurar bacias hidrográficas, preservar aquíferos, monitorizar, dessalinizar e chamar o tecido empreendedor a contribuir para a resolução de um problema que é de todos.
O jornalista Rui Barroso apresenta, na edição de outubro da revista EXAME, um exaustivo trabalho sobre como a seca está a impactar as economias europeia e nacional, que nos chama a uma profunda reflexão e urge os governantes a tomar medidas rapidamente. Uma leitura essencial neste início de outono.
Mas há muito mais para ler na revista que chega agora às bancas: para além de uma viagem pelos 15 anos de história do iPhone, damos-lhe ainda a conhecer a Opensoft, empresa responsável pelo Portal das Finanças e por ter mudado a nossa vida com as entregas online de IRS; estivemos em reportagem na JJ Teixeira, uma carpintaria totalmente virada para o futuro e analisamos a ascensão e queda do Softbank, que apresentou os maiores prejuízos da sua história.
Analisamos também os recordes batidos pelas exportações nacionais – muito graças à inflação – e os números do Turismo, que continuam a alavancar a economia portuguesa.
A CEO da Volvo Portugal, Susanne Hägglund, e a administradora da Vodafone Inês Valadas marcam o regresso da Girl Talk, numa conversa sobre como fazer crescer marcas em setores que enfrentam profundas reestruturações – e crises.
E, como habitualmente, deixamos-lhe a mais recente análise ao novo Mercedes-Benz EQE 350 e sugestões de vinhos e livros para a rentrée
Boas leituras!