A empresa de pagamentos eletrónicos PayPal anunciou o alargamento do serviço de transferências instantâneas de dinheiro em euros em Portugal ou para qualquer país da União Europeia, que passam a ser totalmente gratuitas independentemente da origem dos fundos.
“É um serviço que lançamos em Portugal, que vai ajudar a pagar pequenas dívidas sem restrição ao nível de custos ou de fonte de financiamento,” referiu Miguel Fernandes, diretor de negócios da empresa no País, durante o lançamento do serviço em Lisboa, esta terça-feira.
Anteriormente a gratuitidade do serviço estava limitada a operações feitas através da associação de uma conta bancária ou a um saldo PayPal. Com esta ampliação, também as transferências a partir de cartões de débito ou cartões de crédito, até aqui sujeitas a taxas, ficam isentas de encargos.
O serviço, que é prestado através da aplicação PayPal, surge numa altura em que o BPI vai passar a cobrar pelas transferências com o serviço MB Way em que outros bancos ponderam semelhante medida. No caso da PayPal, afirma Miguel Fernandes, as transferências continuarão a ser grátis.
“Temos vindo no sentido contrário, a reduzir custos. Nunca tivemos um serviço que fosse grátis e depois taxado. Não temos nenhuma intenção de taxar este serviço,” garante. Os custos que resultem desta mudança serão suportados pelas comissões cobradas aos comerciantes. “Quantos mais clientes conseguirmos adquirir, mais as marcas podem vender,” justifica.
Nesta evolução do modelo de transferência, o dinheiro pode ser enviado para quem não tenha conta PayPal, mas a sua receção obriga a abrir conta na plataforma. “Estamos a criar uma base de clientes,” afirma Miguel Fernandes. “Não temos expetativas de adicionar mais 100, 500, mil, mas aumentar a satisfação dos atuais. Se servir para atrair mais clientes, contentes,” acrescenta o responsável-
O serviço agora apresentado já estava disponível em grandes mercados, tendo sido agora estendido a dez países, incluindo Portugal. Miguel Fernandes diz, contudo, que o timing escolhido para o lançamento no mercado nacional é alheio à questão das cobranças por transferências no MB Way .
No mercado nacional, onde diz ter sido adotada por entre 20% e 25% dos compradores online, a empresa tinha no ano passado mais de 700 mil clientes ativos e conta com clientes como a TAP, CP, Worten, Fnac, Ticketline.
A nível internacional a PayPal tem 267 milhões de clientes e no ano passado o volume de pagamentos peer-to-peer gratuitos cresceu 49% para $139 mil milhões.