Nos últimos anos temos assistimos a um grande interesse científico no intestino e sabe-se hoje que nele habitam milhões de bactérias, que desempenham um papel preponderante no correto funcionamento do organismo. Deste modo, o bem-estar geral só tem a beneficiar com um intestino saudável e funcional. Para isso, é fundamental fazer-se uma alimentação equilibrada e saudável, onde se inclui todo o tipo de alimentos, incluindo alimentos fermentados como kéfir, por exemplo. Já ouviu falar dele?
A importância de um intestino saudável
Considerado o “segundo cérebro”, no intestino encontra-se um grande número de neurónios e neurotransmissores, assim como várias colónias de bactérias, fungos e outros micróbios benéficos ao nosso bem-estar. Ao conjunto destas bactérias dá-se o nome de microbiota intestinal. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, sempre que uma das colónias destes microrganismos fica desequilibrada, pode ter repercussões no organismo.
O intestino é responsável por mais do que a degradação e metabolização daquilo que ingerimos. Ele também defende o corpo de microrganismos prejudiciais, sintetiza vitaminas essenciais e influencia o nosso comportamento e humor.
Neste sentido, manter uma boa saúde intestinal é importante. Para isso contribui a prática regular de exercício físico, de modo a reduzir o stresse e a aumentar o bem-estar físico emocional; a meditação; uma boa hidratação, optando sempre pela água; ter uma alimentação saudável, evitando comidas ultraprocessadas ricas em gordura e açúcar e apostando em frutas, vegetais e leguminosas.
O que é, afinal, o kéfir?
Com origem há largos séculos nas montanhas do Cáucaso, perto da atual Turquia, o kéfir é um alimento feito à base de leite fermentado. Tem uma particularidade importante: contém os chamados probióticos – microorganismos vivos que, consumidos em quantidades adequadas, exercem um benefício sobre a saúde.
O kéfir é, assim, um alimento muito interessante, fermentado com múltiplas bactérias e leveduras. Para além disso, por ser feito de leite, o kefir é fonte de proteínas e cálcio que contribuem para a manutenção de músculos e ossos, respetivamente.
Como consumir kéfir?
As culturas do kéfir, usadas na fermentação do leite, apresentam-se na forma de grânulos, que se assemelham a uma espécie de couve-flor. Estes grânulos são, na verdade, colónias de bactérias e leveduras, responsáveis pela fermentação do leite e consequente transformação em kéfir.
Antigamente, as pessoas costumavam trocar grânulos de kéfir entre si, para darem aos outros a possibilidade de fazerem o seu próprio kéfir em casa. Mas nos últimos tempos, tornou-se possível comprar kéfir pronto a consumir em qualquer supermercado, como é o caso do Activia Kéfir Natural. Com um sabor suave e uma textura ligeira, este contém milhões de probióticos e leveduras que ajudam na saúde digestiva*.
A forma de o consumir depende do gosto de cada um. Pode ser bebido de forma simples ou misturado com fruta, frutos secos, cereais ou granolas. Há ainda quem o incorpore em receitas culinárias para dar gosto a molhos ou consistência a tarte e quiches.
E você, já inclui o kéfir na sua alimentação?
*Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estômago. Activia contém as culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.