
Sempre que fazemos uma escolha, contamos uma história. A escolha do nosso café, por exemplo, tem o seu enredo próprio: a temperatura certa que liberta o aroma que prenuncia o prazer, a chávena que escolhemos e a viagem que fazemos a seguir. Há sempre uma boa história por detrás de uma escolha e é uma dessas histórias que nos conta NESCAFÉ. Uma narrativa que fala de sustentabilidade e onde se reescreve a própria história do café desde a origem até à chávena cujo conteúdo sempre nos faz viajar.
Em 2010, com o objetivo de reforçar os compromissos da Nestlé para com o cultivo, produção e consumo sustentáveis do café, nasceu a iniciativa Nescafé Plan. Na altura, o cenário em algumas regiões de produção não era dos mais animadores. A fraca rentabilidade de algumas explorações agrícolas, o envelhecimento e fragilidade das plantas, a utilização de técnicas agrícolas e tratamentos químicos pouco adequados afetavam a produção e isto refletia-se diretamente na qualidade de vida dos agricultores e das suas famílias. A certeza de que o futuro da produção de café dependia de uma mudança radical deste cenário era clara. Mas esta mudança deveria ser feita com um respeito transversal a todos os intervenientes no processo, desde a planta a quem a cultiva, passando pelo solo que a recebe, pelo meio ambiente que o rodeia e pela comunidade que aí habita, sem esquecer a qualidade do produto final, o esforço de quem o produz, a forma como é embalado e, finalmente, aqueles a quem este se destina.

A história que hoje conta NESCAFÉ é reflexo desta escolha e, muito naturalmente, o projeto nascido há 12 anos assume hoje o nome da aposta que foi feita: Café com Respeito. Escolhas feitas a montante para que a marca consiga garantir a jusante uma chávena de café de qualidade aos seus consumidores, hoje e no futuro.
Os resultados falam por si e prometem. Em 2020, a marca conseguiu garantir a origem responsável de 85% do seu café e pretende chegar aos 100% o mais tardar até 2025. Através de um investimento que rondou os 340 milhões de euros, foi possível distribuir 235 milhões de novas plantas de café de alta produtividade e maior resistência e renovar cerca de 120 mil hectares de plantações em todo o mundo. Paralelamente, produtores e agricultores receberam formação e os apoios necessários para uma melhor e mais responsável gestão não só das suas explorações agrícolas como também do seu negócio, da sua vida e da sua estrutura familiar. Promovendo o propósito de NESCAFÉ: fazer de cada dia um dia melhor com uma excelente chávena de café.

Uma visita do embaixador
Em viagem recente à região de Risaralda, na Colômbia, João Manzarra testemunhou os resultados do programa Café com Respeito, de que é embaixador desde 2021. O ator e apresentador visitou algumas das plantações de café apoiadas por NESCAFÉ onde, além da distribuição de novas plântulas de café mais resistentes às alterações climáticas, foram implementadas técnicas de agricultura regenerativa com vista a aumentar a biodiversidade e reduzir a pegada ambiental.
Aqui, João Manzarra conheceu alguns cafeicultores apoiados pelo programa, entre os quais Rosita, para quem a vida se tornou mais sorridente em resultado dos apoios e formação recebidos ao abrigo do projeto. E ainda aproveitou a oportunidade para plantar um novo cafeeiro, que certamente vai dar cor ao que muito terá para contar sobre o seu papel de embaixador nesta história e sobre as escolhas que aqui o trouxeram.
