Dez cidades portuguesas são palco, no dia 25, de “Portugal solidário”, uma iniciativa que contempla a realização em simultâneo de dez concertos, com a receita das bilheteiras a reverter, na totalidade, para dois organismos que apoiam refugiados.
Sónia Tavares & Nuno Gonçalves, dos The Gift, Helder Moutinho, António Victorino d’Almeida, Tiago Bettencourt, Viviane, Ala dos Namorados, Tito Paris, Carlos Guilherme, Mísia, Maria João e Mário Laginha, Ricardo Ribeiro, Vitorino, Mafalda Arnauth, Zeca Medeiros e Rita Redshoes são alguns dos artistas que aderiram à iniciativa, de forma “absolutamente desinteressada”, segundo uma nota da organização.
Promovida por jovens de escolas de música, sob o lema “Portugal Solidário”, a iniciativa mobiliza solistas, instrumentalistas, coros e orquestras para uma iniciativa a realizar no continente, nos Açores e na Madeira, e cujas receitas de bilheteira serão doadas, na íntegra, ao Conselho Português para os Refugiados (CPR) e à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).
Faro (Teatro das Figuras), Elvas (Cine-Teatro), Lisboa (Aula Magna), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Covilhã (Teatro Municipal), Espinho (Academia de Música), Lamego (Teatro Ribeiro Conceição), Bragança (Teatro Municipal), Funchal (Teatro Baltazar Dias) e Ponta Delgada (Portas do Mar) são as cidades onde decorrerão os concertos.
Os bilhetes custam dez euros.
Além das receitas de bilheteira, a iniciativa também vai recolher vestuário, calçado e mantimentos no dia dos espetáculos. Os bens angariados serão, depois, enviados para os centros de acolhimento e registo dos refugiados, na Croácia, Eslovénia e Hungria, em articulação com a Cruz Vermelha.