A parceria entre o organismo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a FAO, e a empresa especialista em cartões de crédito MasterCard pretende facilitar o crédito a comunidades economicamente marginalizadas e desenvolver sistemas de pagamento que facilitem a vida a pequenos agricultores e famílias carenciadas.
O campo de refugiados de Kakuma, no Quénia, que acolhe 170 mil pessoas, será o cenário do primeiro cenário de teste à parceria entre as duas instituições.
Os residentes do campos irão receber cartões pré-pagos para comprarem carvão vegetal produzido pela comunidade de Turkana. A ideia de estabelecer relações comerciais entre os refugiados e a comunidade que os acolhe tem como objetivo diminuir as tensões sociais entre ambos.
A MasterCard irá fornecer fornos de produção de carvão a 1240 famílias de Turkana e fogões energeticamente eficientes a 7 mil famílias refugiadas, assim como crédito para a compra de até 25% das suas necessidades anuais de carvão.
A FAO acredita que o projeto irá contribuir para uma maior independência financeira das famílias participantes e conta alargar o projeto a outras regiões.