Existe um novo método terapêutico disponível na Fundação Liga, com sede em Lisboa, que defende a inclusão da pessoa humana, aceitando a sua diversidade física, psíquica e social.
A sala Snoezelen, agora existente na organização, permite estimular multissensorialmente os mais de 90 jovens com alterações na funcionalidade que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais da Liga.
A Fundação Repsol assegurou o investimento de quase 16 mil euros que permitiu avançar com o projeto. O método Snoezelen, de origem holandesa, procura estimular os sentidos, como o toque, paladar, visão, som e olfato, o que contribui para o desenvolvimento dos seus utilizadores e, consequentemente, para a melhoria da sua qualidade de vida.
Sons, luz, texturas ou aromas ajudam a criar um ambiente seguro que promove o autocontrolo, a descoberta e a exploração dos sentidos para conseguir efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos.
O relaxamento, o desenvolvimento motor e a motivação da aprendizagem são alguns dos principais benefícios desta terapêutica.