Hyundai Santa Fe PHEV: Num outro patamar

Hyundai Santa Fe PHEV: Num outro patamar

Lançado no ano 2000, o Hyundai Santa Fe depressa se tornou o modelo da marca coreana com maior crescimento de vendas em todo o mundo. Nos primeiros cinco anos de vida, chegou a uma produção de quase um milhão de unidades, graças sobretudo à boa aceitação que teve nos EUA ‒ e que ainda hoje mantém. Só para dar uma ideia, dos 220 mil Santa Fe vendidos no ano passado, mais de metade ‒ 131 mil, para sermos exatos ‒ foi adquirida naquele país.

Com a aposta ganha ao longo das duas últimas décadas, a Hyundai foi aprimorando as novas versões, quer fosse através de faceliftings quer com o lançamento de novas gerações, aos poucos o Santa Fe foi sendo melhorado a todos os níveis, desde a estética à tecnologia, passando pela segurança. Contudo, após cada uma destas “mexidas”, ficava sempre a sensação de que o novo modelo não estava muito diferente do seu antecessor. Talvez por existir algum receio de “romper” com um produto vencedor, os engenheiros e designers da Hyundai preferiram manter-se algo conservadores na evolução deste veículo. Chegados à quinta geração, tudo parece ter mudado. E para melhor. O novo Santa Fe está quase irreconhecível. Logo a começar pelo design arrojado que, embora possa não ser do agrado de todos, não deixa ninguém indiferente. As linhas retilíneas, que quase parecem desenhadas a régua e esquadro, conferem-lhe uma imagem moderna, imponente e robusta. Os faróis, com um formato em “H”, ajudam, ainda mais, a torná-lo um veículo diferenciado dos demais.

A traseira poderá ser o aspeto menos conseguido, mas, quando se concebe um automóvel, por vezes o design acaba por ceder à engenharia e, ao que tudo indica, foi o que aconteceu neste caso. porém, o que se perdeu em estética ganhou-se em conforto e bem-estar para os ocupantes da terceira fila, onde os bancos ganharam mais sete centímetros em altura, melhorando claramente o espaço para que dois adultos possam fazer uma viagem bem mais agradável.

Apesar das suas dimensões e características, o Santa Fe é um veículo que surpreende na condução

Já no interior, a transformação foi bastante aprimorada. A começar pelo espaço e conforto. No lugar do condutor, os ajustes dos bancos permitem um curso longo, adaptando a posição de condução a qualquer tipo de estatura da pessoa que vai ao volante. Os bancos dianteiros estão ainda equipados com memória ‒ bastante útil para famílias que mudem constantemente de condutor ‒ e disponibilizam ventilação e aquecimento interior.

Em termos de segurança, o Santa Fe vem equipado com vários sistemas de ajuda ao condutor, como é o caso da travagem autónoma de emergência, monitorização e aviso de atenção do condutor, manutenção do veículo na faixa de rodagem, câmaras que mostram os ângulos mortos e cruise control adaptativo, entre outros.

Toda a informação é disponibilizada ao condutor através de um monitor curvo, que integra dois ecrãs: um com o painel de instrumentos, configurável, e outro, tátil, para o infoentretenimento. Ambos têm as mesmas dimensões, de 12,3 polegadas. Existe ainda um terceiro ecrã tátil, situado na consola central, para controlar a climatização.

O Hyundai Santa Fe PHEV vem equipado com um motor 1.6 litros de 160 cavalos, ajudado por um motor elétrico de 91 cavalos, o que permite atingir uma potência combinada máxima de 253 cavalos. A bateria de 13,8 kWh possibilita circular até 65 quilómetros em modo exclusivamente elétrico. Contudo, é preferível usar este método apenas quando percorrer distâncias curtas, ou então quando está a fazer manobras ou em situação de para-arranca. A energia disponível na bateria poderá fazer mais sentido ser usada em conjunto com o motor térmico, permitindo desta forma um consumo mais eficiente de combustível.

Apesar das suas dimensões e características, o Santa Fe é um veículo que surpreende na condução. Bastante ágil e dinâmico, mesmo em circuitos mais sinuosos, mostrando um excelente comportamento em curva. Embora não seja um puro todo-o-terreno, o Santa Fe não se fez rogado a percorrer circuitos fora de estrada, ultrapassando sem qualquer dificuldade todos os obstáculos que foram surgindo no caminho.

Ao longo dos anos, a Hyundai tem vindo a reposicionar-se no mercado, tentando que os seus topos de gama se aproximem, cada vez mais, dos veículos premium, mantendo os preços bem mais em conta. E este novo Santa Fe é um bom exemplo disso. Além de todo o equipamento, espaço e conforto, a Hyundai atribui-lhe ainda alguns sistemas para o tornar mais eclético, entre eles o sistema de som da Bose, um compartimento de esterilização de objetos e um duplo carregador de telemóvel por indução. Os preços começam nos 71 mil euros para a versão de entrada de gama.

Espaço para quase tudo

Até para instalar uma cama, com os bancos da segunda e terceira filas rebatidos

Dois em um
O painel de instrumentos e o ecrã de infoentretenimento, ambos de 12.3 polegadas, estão integrados no longo painel curvo, que permite uma boa visibilidade e acesso. O sistema é bastante intuitivo e de fácil utilização.

Sete lugares
A terceira fila de bancos dispõe de dois lugares, que permitem acomodar dois adultos de forma confortável, mesmo em viagens longas. Em relação à anterior geração, estes lugares ganharam dois centímetros para as pernas e sete centímetros em altura.

Bagageira
Na versão cinco lugares, a bagageira oferece uma volumetria bastante generosa de 621 litros. Se optarmos por rebater todos os bancos, o espaço aumenta para um total de 1 942 litros, o que permite instalar uma verdadeira cama para dormirem duas pessoas.

Artigo publicado na Exame nº 487 de janeiro de 2025

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

António Casalinho: ninguém o pára

António Casalinho: ninguém o pára

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Deus, intuição e Rock and Roll

Deus, intuição e Rock and Roll

Bernardina faz cirurgia plástica (veja as imagens!)

Bernardina faz cirurgia plástica (veja as imagens!)

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1688

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1688

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Os 40 atores negros mais famosos de Hollywood

Os 40 atores negros mais famosos de Hollywood

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e "resorts" de Portugal

Estes vestidos são a solução para os dias em que não sabe o que vestir

Estes vestidos são a solução para os dias em que não sabe o que vestir

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

12 celebridades que têm uma sex tape

12 celebridades que têm uma sex tape

Pierre Casiraghi e Beatrice Borromeo celebram 10 anos de casamento

Pierre Casiraghi e Beatrice Borromeo celebram 10 anos de casamento

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Riscas: escolha o seu vestido favorito

Riscas: escolha o seu vestido favorito

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Apanhados sem roupa pelo Google Street View

Apanhados sem roupa pelo Google Street View

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Última homenagem a Jorge Costa

Última homenagem a Jorge Costa

Energia: Quais são os partidos mais amigos da transição verde?

Energia: Quais são os partidos mais amigos da transição verde?

Princesa Victoria da Suécia celebra 48.º aniversário

Princesa Victoria da Suécia celebra 48.º aniversário

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Factos desconcertantes sobre a difícil “arte” de queimar calorias

Factos desconcertantes sobre a difícil “arte” de queimar calorias

Descoberto novo tipo sanguíneo, mas até agora só se conhece uma pessoa que o tem

Descoberto novo tipo sanguíneo, mas até agora só se conhece uma pessoa que o tem

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1691

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1691

Moda:

Moda: "Swimwear"

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Parabéns, bicharada!

Parabéns, bicharada!

A volta a Portugal em festivais (mais pequenos). Roteiro pelo País, sem enchentes nem filas

A volta a Portugal em festivais (mais pequenos). Roteiro pelo País, sem enchentes nem filas

Paixão em “A Serra”: Marta e Fausto em sexo escaldante na praia

Paixão em “A Serra”: Marta e Fausto em sexo escaldante na praia

Ainda estamos aqui, apesar de vivermos tempos que nos lembram a Alemanha de 1930

Ainda estamos aqui, apesar de vivermos tempos que nos lembram a Alemanha de 1930

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador