Mais de 120 mil pessoas já utilizam o portal Dar e Receber, que num ano fez mais de mil doações e angariou 31.900 voluntários que oferecem o seu tempo a quem precisa, avançou a presidente da Entrajuda.
Criado pela Entrajuda e pela Cáritas Portuguesa, o projeto de solidariedade faz a ponte entre quem tem alguma coisa para dar, seja tempo, bens ou equipamentos, e quem precisa de receber.
“Ao fim de um ano de atividade há 123 mil pessoas que já usam o portal Dar e Receber, 4.200 instituições de solidariedade social inscritas e 31.900 voluntários disponíveis para oferecer o seu tempo e o seu talento a quem mais precisa”, disse à agência Lusa a presidente da Entrajuda.
Segundo Isabel Jonet, estão também inscritos no portal 2.440 particulares com produtos para doar.
De acordo com o coordenador do projecto, Eduardo Igrejas, os produtos que as instituições particulares de solidariedade social mais necessitam são equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas, colchões, camas, computadores, impressoras e ecrãs.
Eduardo Igrejas destacou o carácter inovador do projecto ao “criar um sítio” onde qualquer doador pode disponibilizar os seus bens, ao mesmo tempo que as IPSS podem ter acesso às doacções, mas também publicarem as suas necessidades.
“Foi um passo importante para criarmos um ponto de encontro entre quem precisa e quem está disponível para dar” e “conciliar em termos geográficos e de tempo as disponibilidades de uns face às carências dos outros”, acrescentou.