Uma equipa de vinte trabalhadores da fábrica de queijo Limiano de Vale de Cambra resolveu associar a marca ao desafio do Ice Bucket Challenge, uma campanha de angariação de fundos para o combate à esclerose lateral amiotrófica (ELA) – uma doença degenerativa.
A campanha viral começou nos EUA, e que consiste em tomar banho com um balde de água gelada e fazer um donativo para uma associação que lute contra a doença.
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica já recebeu mais de €40 mil euros de donativos devido à campanha e também aumentou o número de sócios, que passaram de 470 para mais de mil.
A marca Limiano contribuiu com um donativo de mil euros e, tal como mandam as regras da campanha, desafiou mais marcas a seguirem-lhe o exemplo e também as famílias portuguesas.
Fundada há 16 anos, a APELA abriu as portas ao público, em 2012, nas Olaias, em Lisboa. Para auxiliarem as 700 pessoas diagnosticadas com esta rara doença neurológica, investirão a verba conseguida em fisioterapia, apoio psicológico e informático, cadeiras de rodas, camas elétricas, cursos de formação de cuidadores domiciliários e contratação de funcionários qualificados, visto trabalharem com voluntários.