Cerca de 30% dos inquiridos pela Associação Link dizem contribuir frequentemente para ações solidárias. A modalidade de contribuição preferida pelos portugueses é a ajuda alimentar, que representa 74% dos donativos, de acordo com este estudo, apoiado pela Fundação Montepio e realizado pela empresa GfK Metrix. O voluntariado e o peditório de rua são outras das formas de apoio mais habituais.
Apesar de ter aumentado o número de pessoas que dizem contribuir para ações solidárias, também aumentou o número de inquiridos que não apoiam IPSS ou ONG, de 46% em 2010 para 54% no ano passado.
Relativamente às marcas que apoiam projetos sociais, 81% dos inquiridos mostram-se dispostos a comprar produtos que apoiem causas solidárias, desde que tenham o mesmo preço de outros. A solidariedade não tem um peso decisivo nas compras dos consumidores, que dão prioridade a critérios como o preço e a qualidade do produto.
Contudo, o estudo promovido pela Associação Link (que desenvolve projetos de responsabilidade social para empresas), destaca o aumento da consciência social dos inquiridos, já que apenas 12% admite não se vir a envolver em campanhas solidárias.