Uma equipa de cientistas, educadores, escritores científicos, e estudantes de biologia animal, liderada pelo biólogo, mundialmente famoso, Edward O. Wilson, 82 anos, está a trabalhar no Parque Nacional da Gorongosa até à segunda semana de agosto para documentar a história deste paraíso perdido de África.
Segundo o blog do Parque Nacional moçambicano, a expedição está a recolher as lições que a Gorongosa pode ensinar sobre ecologia e evolução – e irá apresenta-lo como um sistema modelo, no livro digital “Life on Earth”, que em breve estará disponível.
“Ecologicamente, a Gorongosa é o parque com a maior biodiversidade do Mundo”, diz Wilson, citado pelo blog da Gorongosa.
Professor de Harvard, 82 anos, foi o responsável pela descoberta de novas espécies de formigas – e não para, desde que começou a estudar os bichos no final da década de 1940, em especial a forma como usam os feromónios, as hormonas do odor, para comunicarem entre si.
A sua paixão é tal que, segundo contou à SIC, no documentário Cientistas no Parque, gosta de lá estar sobretudo na época das chuvas – que é quando os insetos aparecem mais.