O novo ano começa na próxima quarta-feira e, como sempre, arranca com um feriado nacional. Dos restantes 12 que acontecem ao longo de 2025, não voltará a haver outro exatamente a meio da semana e apenas dois, além do Domingo de Páscoa, que vai celebrar-se a 20 de abril, ocorrem durante o fim de semana: são os casos do 5 de outubro, um domingo, que assinala a implantação da República em 1910, e do 1 de novembro, um sábado, dia religioso de Todos os Santos.
Todos os outros feriados nacionais surgem no calendário de 2025 encostados a um fim de semana ou com um dia de intervalo, possibilitando o agendamento das célebres “pontes” com recurso a um único dia de férias.
O descanso prolongado está previsto logo à partida para cinco ocasiões, a primeira das quais a 18 de abril, na chamada Sexta-feira Santa. Uma semana mais tarde, a comemoração do 25 de abril também chega a uma sexta-feira, assim como o feriado religioso da Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto. Já a Restauração da Independência, a 1 de dezembro, e a Imaculada Conceição, uma semana mais tarde, no dia 8 de dezembro, celebram-se em 2025 à segunda-feira.
Depois, abrem-se mais quatro hipóteses de aproveitar o calendário para desfrutar de umas miniférias gastando apenas um dia para o efeito. O Dia do Trabalhador, 1 de maio, calha desta vez a uma quinta-feira, da mesma forma que o Corpo de Deus, assinalado a 19 de junho, e o Natal, a 25 de dezembro; enquanto o 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, será comemorado a uma terça-feira.
Como manda a tradição, o feriado opcional do Carnaval também ocorre neste dia da semana, desta feita a 4 de março, e há ainda a reter os feriados municipais, que variam consoante o local de trabalho de cada um. O de Lisboa, dedicado a Santo António, no dia 13 de junho, será uma sexta-feira, ao passo que o do Porto, em honra de São João, no dia 24 de junho, decorrerá a uma terça-feira, isto só para citar as duas maiores cidades do País, onde os trabalhadores também não poderão queixar-se do calendário.
Feriados nacionais de 2025
Ano Novo – 1 de janeiro, quarta-feira
Sexta-feira Santa – 18 de abril
Domingo de Páscoa – 20 de abril
25 de abril – sexta-feira
Dia do Trabalhador – 1 de maio, quinta-feira
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho, terça-feira
Corpo de Deus – 19 de junho, quinta-feira
Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto, sexta-feira
Implantação da República – 5 de outubro, domingo
Dia de Todos os Santos – 1 de novembro, sábado
Restauração da Independência – 1 de dezembro, segunda-feira
Imaculada Conceição – 8 de dezembro, segunda-feira
Natal – 25 de dezembro, quinta-feira