Novembro é o último mês do outono climatológico. Alfredo Graça, geógrafo e especialista do projeto de informação meteorológica Meteored, refere, em comunicado, que estão previstas temperaturas “significativamente mais baixas do que as de outubro”. “É mais frequente aparecerem geadas, em particular nas zonas montanhosas do Norte e Centro do Continente. Segundo a climatologia, novembro é um dos meses mais chuvosos do ano em quase toda a geografia portuguesa, ocupando o segundo lugar na maioria das regiões”, lê-se.
Temperaturas acima da média no início de novembro
De acordo com a Meteored, haverá uma anomalia de calor nos primeiros 10 dias de novembro. “Isto significa que, se o atual cenário se concretizar, serão registadas temperaturas até 3 ºC acima da média climatológica na maioria das regiões de Portugal continental e nos Grupos Central e Oriental dos Açores. Nas restantes regiões – arquipélago da Madeira e Grupo Ocidental dos Açores – as anomalias de calor poderão ser mais suaves”, diz o especialista.
Para as restantes semanas de novembro, a incerteza na previsão aumenta significativamente, mas as primeiras tendências denotam “uma continuidade das temperaturas elevadas para a época do ano”.
Tempo tendencialmente mais seco do que o normal
Para os primeiros 10 dias de novembro, os mapas preveem a possibilidade de a precipitação ser inferior aos níveis médios de referência de norte a sul do Continente, com as anomalias de precipitação a evidenciarem-se pela negativa, e de forma mais pronunciada, nas regiões a norte do Tejo. Para as restantes semanas do mês de novembro, segundo as atuais previsões, vislumbra-se uma continuidade meteorológica relativamente semelhante.