Este ano, a Airbnb – empresa de alojamentos – e a Polícia de Segurança Pública portuguesa juntaram-se numa campanha que pretende alertar os viajantes portugueses a detetar fraudes nas reservas de alojamento durante o período mais intenso de reservas para as férias de verão, no início de julho.
“Enquanto os viajantes portugueses procuram tirar partido das férias de verão, os autores de fraudes podem tentar enganar as pessoas, fazendo-as pensar que estão a reservar com uma empresa legítima através de websites, mensagens de texto e e-mails falsos, ou mesmo nas redes sociais”, pode ler-se num comunicado emitido pela PSP.
“À medida que nos aproximamos da época das férias, aconselhamos vivamente os viajantes a terem mais cuidado ao fazerem as suas reservas. No caso infeliz de suspeitar que está a ser alvo de uma burla, encorajamo-lo a comunicar imediatamente o incidente em qualquer esquadra de polícia. Para ajudar na investigação, recomendamos que forneça informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses”, afirma a PSP.
Entre os avisos emitidos pela campanha, a PSP recomenda:
- Nunca clicar em links inesperadas
- Desconfiar de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados
- Não pagar o alojamento através de transferência bancária direta.
- Permanecer no website ou app da Airbnb para reservar, pagar e comunicar
- Utilize uma palavra-passe diferente para cada conta online com uma autenticação forte de dois fatores
De acordo com as autoridades, a geração dos “Geração X” – pessoas nascidas entre 1965 e 1981 – é a mais suscetível a cair vítima de burlas digitais. De acordo com dados de anos anteriores, esta geração, bem como a Geração Z e os Millennials, são os menos preparados para lidar com as burlas, com quase um terço a admitir que não saberia a quem pedir ajuda se fosse burlado.
“O tipo mais comum de burla em que todos os grupos etários caem é o phishing, em que os burlões induzem as pessoas a partilhar informações sensíveis através de e-mails falsos, mensagens de texto ou chamadas”, lê-se.
Como medidas de segurança, o Airbnb tem tomado esforços de forma a proteger as estadias reservadas na plataforma, incluindo processos de pagamento seguros e ao incentivar os consumidores a denunciar sites suspeitos ou emails de phishing que recebam. Em apenas 12 meses já foram detetados e parados mais de dois mil domínios de phishing em todo o mundo.