A subida do custo de vida não teve impacto na procura de viagens por parte dos portugueses. O início deste ano ficou marcado por um recorde na corrida aos pacotes de férias, mais 20% do que em 2023. Numa altura em que se aproximam as férias da Páscoa, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais constrangimentos que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo, quais as entidades com mais reclamações e que marcas têm o melhor Índice de Satisfação na plataforma.
A análise efetuada à categoria “Hotéis, Viagens e Turismo”, entre os dias 1 de janeiro e 17 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor registou um aumento na ordem dos 30%, em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo os dados aferidos, este ano, os consumidores portugueses já registaram 1140 reclamações no Portal da Queixa, enquanto no período homólogo foram contabilizadas 878.
Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações recebido, estão os Sites de Reserva de Viagens (49%), as Companhias Aéreas (18.9%), os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (8.6%), as Agências de Viagens (7.4%), os Sites de Reservas de Alojamento (7.4%) e os Hotéis – Cadeias Hoteleiras, a ocupar uma fatia de 2.2% no total de queixas apurado este ano.
Os cinco principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com cobrança indevida, a gerar 33.6% das queixas recebidas. Dificuldades com o reembolso acolhem 16.3% das reclamações e problemas com a qualidade da hospedagem/serviço: 6.7%. Os problemas com o cancelamento de reserva ocupam uma fatia de 6.5% e os constrangimentos no apoio ao cliente motivaram 5.6% das ocorrências.
De acordo com os dados, o motivo “burla” é denunciado pelos consumidores em queixas apresentadas contra as categorias Marketplaces (12.5%) e Agências de Viagens (9.8%).
Sobre as entidades do setor com o maior volume de reclamações, figuram no ranking a TAP, a Ryanair, a Easyjet e o Booking.
Os que causam maior satisfação
Relativamente às entidades com melhor Índice de Satisfação – uma avaliação exclusiva e da inteira responsabilidade dos consumidores –, os dados analisados apontam para as Agências de Viagens: a Rickytravel com um IS pontuado em 86 (em 100); Viagens El Corte Inglés (77.9) e Top Atlântico com um Índice de Satisfação de 69.9. Nos sites de Reserva de Viagens, a melhor pontuação vai para a eDreams (85.3 de IS) e nos sites de Reservas de Alojamento, destacam-se a Traventia com 84.2 e a Holidu com 81.1 de IS. Já nos Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, sobressai o Grupo Interpass com um IS de 75.3 em 100. Nas companhias aéreas o bom exemplo vem da EuroAtlantic com 75.2 pontos de IS. A cadeia hoteleira HF Hotels é a marca com melhor pontuação da categoria ao alcançar 71.1 de IS.