Sempre que se inicia um novo ano, são muitos os que começam a planear o novo ciclo de 12 meses e as possibilidades de descanso, com férias, fins de semana prolongados ou pontes. E isso significa saber “jogar” com os feriados da melhor forma.
2024 vai ter 13 feriados obrigatórios e 1 opcional (o Carnaval), além dos feriados particulares dos municípios e das regiões Autónomas. Esses dias dão a oportunidade de desfrutar, pelo menos, de quatro fins de semana prolongados e até de quatro pontes. Vamos analisar mês a mês.
Janeiro
O primeiro dia do ano foi também o primeiro feriado de 2024. Foi possível usufruir de um fim de semana prolongado, uma vez que este dia foi celebrado a uma segunda-feira.
Fevereiro
Neste mês, surge o único feriado do nosso calendário que é opcional. O Carnaval este ano é a 13 de fevereiro, uma terça-feira, como é regra. Há aqui a oportunidade de se fazer uma ponte, caso consiga tirar a segunda-feira anterior.
Março
A Sexta-Feira Santa vai ser assinalada a 29 de março e a Páscoa no dia 31, o que significa um fim de semana prolongado.
Abril
Surge mais uma oportunidade de se fazer ponte, uma vez que o 25 de Abril, Dia da Liberdade, será celebrado a uma quinta-feira.
Maio
O Dia do Trabalhador, assinalado no dia 1 de maio, será festejado a um domingo. Contudo, a 30 de maio, uma quinta-feira, será celebrado o feriado de Corpo de Deus, o que dá nova possibilidade de ponte neste ano.
Junho
Neste mês haverá fim de semana prolongado, uma vez que o dia 10 de Junho, Dia de Portugal, será assinalado a uma segunda-feira. Este mês de Santos Populares conta ainda com alguns feriados municipais, como é o caso do Santo António em Lisboa, celebrado a 13 de junho, uma quinta-feira, o São João no Porto, celebrado a 24 de junho, uma segunda-feira, ou ainda o São Pedro, celebrado em Sintra, Seixal e Montijo a 29 de junho, um sábado.
Julho
Este mês não tem qualquer feriado.
Agosto
Neste mês celebra-se o Dia da Assunção da Nossa Senhora a 15 de agosto, uma quinta-feira, o que dá oportunidade de fazer ponte.
Setembro
Este mês não tem qualquer feriado.
Outubro
Dia 5 assinala-se o Dia da Implantação da República, que este ano acontece num sábado.
Novembro
Este mês começa com um feriado e um fim de semana prolongado, já que a 1 de novembro ce celebra o Dia de Todos os Santos.
Dezembro
O mês começa com a celebração do Dia da Restauração da Independência (1), num sábado, tal como acontece com o Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8. Já o Natal, a dia 25, surge numa quarta-feira, bem a meio de uma semana laboral.