Um novo livro, de Nelson Marques, reúne histórias de vida inspiradoras com as regras de ouro de gestores, empresários e criativos de sucesso. Aqui fica a seleção de uma dezena de conselhos que não se aprendem nas universidades.
1. Rui Sanches
CEO da Plateform
“Liderar é inspirar e dar o exemplo. Ser o primeiro a chegar e o último a sair, estar preocupado com os pormenores, ter o cliente no centro das atenções. (…) O diabo está nos detalhes. Perco mais tempo com um foie gras ou uma toalha de mesa do que perco com um pormenor de gestão.”
2. António Trindade
CEO e fundador do Grupo Porto Bay
“Entre os muitos ensinamentos que o meu pai me passou, há um que me tem ajudado muito ao longo da vida: ‘Se queres manter uma boa relação com as pessoas, sobrestima as suas qualidades e minimiza os seus defeitos.’ (…) Um líder tem de ser, em primeiro lugar, um visionário. Tem de ter ambição, traçar objetivos claros, ser particularmente exigente consigo próprio e com as equipas que lidera, mas também tem de ser solidário com essas equipas.”
3. Ana Figueiredo
CEO da Altice Portugal
“Um líder tem de indicar um rumo, mas tem também de ser capaz de inspirar e mobilizar o seu exército, levar os que com ele trabalham a acreditar no caminho definido. (…) Liderarmos a nossa indústria é algo que não nos deve sossegar, deve desassossegar-nos. Foi uma das coisas que o ténis me ensinou: quando chegas a n.º 1, és o alvo a abater, todos querem o teu lugar. (…) A paixão é o principal catalisador do sucesso. Se não tivermos paixão por aquilo que fazemos, mais vale procurarmos outra coisa.”
4. Adrian Bridge
CEO da Fladgate Partnership
“Não é possível ficar constantemente parado à espera do momento ideal, porque nos negócios é preciso decidir; não há nada pior do que a inação. Continuar a fazer as coisas como estamos a fazer, na esperança de atingir melhores resultados, não resulta. Ter esperança não é uma estratégia de negócio.”
5. Ana Trigo Morais
CEO da Sociedade Ponto Verde
“Há uma frase da minha mãe que se transformou numa espécie de lema da minha vida: ‘Se uma coisa merece ser feita, merece mais ser bem-feita’. Para tentarmos atingir a excelência, temos sempre de percorrer a milha extra. (…) A humildade é fundamental num líder e é sempre mais importante quando as coisas nos correm bem. Quem tem excesso de certezas provavelmente não estará tão atento ao mundo que o rodeia como aqueles que reconhecem que têm muito a aprender até ao fim da vida.”
6. Philippe Starck
Designer
“Génios como Einstein, Ptolomeu ou Platão, verdadeiros homens úteis, podem revolucionar o mundo. Não sou um génio; então, o melhor que posso fazer é tentar fazer coisas que talvez melhorem a vida das pessoas. Sou como um bom canalizador, que fez uma boa instalação de água, ou uma boa empregada doméstica, que limpou bem todos os cantos da casa. Ninguém é obrigado a ser um génio, mas todos temos a obrigação de fazer o melhor possível.”
7. Nuno Galvão Teles
Managing partner da sociedade de advogados Morais Leitão
“Não se pode ser um bom líder se não se gostar de pessoas. O nosso capital vai dormir a casa todos os dias. Por isso, se não gostarmos das pessoas da nossa organização, se não cuidarmos delas e se não nos inspirarmos nelas, não seremos certamente bons líderes. (…) O sucesso não pode ser só números e métricas.”
8. Filipa Muñoz de Oliveira
Fundadora e CEO da Wiñk
“Se tivermos objetivos claros e os perseguirmos, conseguimos fazer coisas incríveis. Se queremos ser empreendedores, temos de nos atirar e arriscar. É preciso experimentar, não ter medo de falhar. (…) Se perdes demasiado tempo a afinar um plano de negócio, acabas por não fazer nada.”
9. Madalena Cascais Tomé
CEO da SIBS
“Se queremos ter sucesso, devemos eliminar a palavra ‘impossível’ do nosso vocabulário. Por vezes, não adotámos a estratégia certa ou não persistimos o suficiente. É preciso ter disponibilidade para perceber que o caminho pode não ser aquele e experimentar várias coisas antes de desistir. E claro que também há uma altura em que temos de saber largar. Não há nada pior do que insistir no erro.”
10. Diogo Amorim
Fundador e CEO da Gleba
“Encontro nos meus filhos lições importantes para as minhas relações profissionais. Os erros das crianças são tipicamente diferentes daqueles que os adultos cometem, mas a forma como elas se sentem face ao erro e a uma repreensão não é assim tão diferente da de um adulto. Isso ensinou-me a ouvir mais, a tentar perceber as origens de um problema e a ser mais construtivo nas minhas críticas. Mostrar empatia é particularmente útil na gestão dos conflitos em empresas.”