As mensagens e emails de Phishing são todos aqueles que servem como “isco”, concebidos especialmente para tentar levar o utilizador a ceder inadvertidamente os seus dados pessoais. Os líderes destes esquemas podem ser punidos pelos crimes de associação criminosa, branqueamento e burla informática qualificada, mas a técnica soma e segue.
São vários os assuntos pelos quais este tipo de esquema pode chegar até ao utilizador: tentativa de entrega falhada, pagamento em falta, inquérito online ou lembretes, como pode ver na galeria abaixo.
Várias empresas já sofreram com este tipo de esquema fraudulento, mas a Autoridade Tributária (AT) foi a mais recente. “A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido para eventual regularização da sua situação tributária”, pode ler-se numa nota publicada no Portal das Finanças.
As Finanças dizem ainda que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”, já que “o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”.