A assistente virtual da Amazon, Alexa, desafiou uma criança de 10 anos a colocar uma moeda numa tomada, ação que foi impedida pela mãe, Kristin Livdahl, que gritou para a filha não fazer o que lhe tinha sido sugerido.
Este desafio, conhecido como o “desafio da moeda” (the penny challenge, em inglês), surgiu há cerca de um ano nas redes sociais, com particular destaque para o TikTok, e é perigoso, já que inserir metais em tomadas elétricas, que conduzem eletricidade, pode provocar choques elétricos ou incêndios.
A atividade sugerida pela Alexa aconteceu depois de a menina ter pedido que o aparelho lhe indicasse um desafio novo, já que estava farta do exercício que realizava até ao momento. “Antes disso, estávamos a fazer alguns desafios físicos, como deitar e rodar a segurar um sapato no pé, de um professor no YouTube. Estava mau tempo lá fora. Mas ela só queria outro”, conta Livdahl, que partilhou a história na sua conta de Twitter.
O aparelho de inteligência virtual indicou, uns momentos depois, o que tinha encontrado na internet, assim explica a mãe, que só teve tempo de gritar e impedir que a filha o fizesse, apesar de garantir que a menina é “muito inteligente para fazer algo assim”.
Em comunicado, a Amazon explicou que “rapidamente” foram tomadas medidas para evitar que a Alexa volte a cometer o mesmo erro, acrescentando que este assistente “foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes” e que a sua confiança “está no centro de tudo”.