O acidente aconteceu a 24 de Janeiro de 1966. O Boeing 707 da Air India – que iria pousar em Genebra – acabou por cair no cume do Mont Blanc, nos Alpes franceses. A bordo seguiam 117 pessoas, que não sobreviveram, e uma caixa com as palavras “Fabricado na Índia” estampadas.
O tesouro ficou desaparecido por quase meio século, até que, em 2013, um alpinista com cerca de 20 anos, o encontrou durante a sua escalada. Dentro da caixa encontrou esmeraldas e safiras que valiam uma pequena fortuna. Honesto, o jovem entregou o tesouro à polícia francesa, no dia 9 de setembro.
Oito anos decorridos, no passado dia 3 de dezembro, as autoridades, depois de tentarem encontrar os herdeiros dos pertences e não conseguirem, decidiram partilhar o tesouro com o alpinista e com a terra Chamonix, uma vila francesa que faz fronteira com a Suíça e com a Itália, avança o Guardian.
No total, as jóias valem cerca de 150 mil euros, garante o governador da vila, Eris Fournier, elogiando o alpinista anónimo pela sua “integridade” ao entregar o tesouro. O governador afirma que as jóias vão ser exibidas como “património geológico e histórico” no Museu de Cristais de Chamonix.
Segundo uma publicação no Facebook, dois peritos dividiram o tesouro em partes iguais e vai ser possível ver as novas colecções, a ampliação e a cenografia que compõem o Museu “pela primeira vez a 19 de dezembro de 2021”.
Ao Le Parisien, o alpinista francês garante que “não se arrepende se ter sido honesto” e que iria renovar o seu apartamento com parte do dinheiro gerado pela venda. A agência AFP relata que este “está muito feliz” por esta questão estar resolvida.
O Boeing 707 foi um dos dois voos da Air India que colidiram com o Monte Branco em meados do século XX. O primeiro – voo 245 da Air India – fez, em 1950, 48 mortos. O segundo acidente foi alvo de investigações durante um ano. As autoridades acreditam que a causa deste desastre foi uma má leitura da posição onde o avião se encontrava: o piloto achava que já tinha passado a cordilheira quando na verdade ainda estava a sobrevoar aquela zona.