O fotógrafo amador Ken Jensen foi o grande vencedor da edição de 2021 dos Comedy Wildlife Photographer Awards, o concurso de fotografia que distingue as imagens mais divertidas do mundo animal. O britânico captou o preciso momento em que um macaco-de-seda-dourado parece ter calculado mal uma das acrobacias que executava numa ponte da China, proporcionado um momento hilariante batizado de “Ouch” (Au).
“Fiquei absolutamente perplexo quando soube que tinha ganho, sobretudo porque havia muitas fotografias magníficas a concorrer”, afirmou Jensen, autor do disparo que se destacou entre mais de sete mil imagens a concurso.
Pombos, águias, cães-de-pradaria, elefantes e lontras são alguns dos outros protagonistas das fotografias premiadas este ano. Criados em 2015 pelos fotógrafos Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, com o propósito de ajudar na conservação da vida selvagem através do humor, os prémios Comedy Wildlife vão já na sua sétima edição e, desta vez, 10% das receitas foram doadas à organização sem fins lucrativos Save Wild Orangutans, que se dedica à preservação dos orangotangos da grande ilha asiática de Bornéu.
Na galeria de imagens, no topo da página, pode apreciar os vencedores das seis categorias, além dos nove instantes que receberam menções honrosas. Não menos divertido, o vencedor na categoria vídeo, batizado com o sugestivo título “Abraçando o melhor amigo após o confinamento”, pode ser visto neste link.